terça-feira, dezembro 01, 2009

O dia da Restauração

- Mamã, telefonei para te desejar um bom feriado!
- Ah! Pois! A Restauração da Independência!

Não teria este diálogo nada de especial, se após ter explicado tudo o que me lembrava acerca do assunto e do que se fazia para assinalar a data quando eu era pequena, a minha filha me tivesse dito: "Muito bem, lembras-te de muita coisa da nossa História! Nunca me tinhas contado isso! E perdeu-se tudo?"

Estive a pensar que, de outras épocas da nossa história lembrar-me-ei de muito pouco, mas, a data 1 de Dezembro e o seu significado histórico, dia da Restauração da Independência, esses estão gravados bem fundo e acho que se deve ao facto de, aqui na Madeira, na noite de 30 de Novembro para 1 de Dezembro, algumas pessoas, pela calada da noite, escreverem a giz, nas portas das casas, a data "1640". Lembro-me de acordar pela madrugada, e com excitação, eu e as minhas irmãs, descermos a escadaria, pé-ante-pé, para verificarmos que a tradição se cumpria - lá estava a data rabiscada: 1640! Ficávamos felizes!

3 Comentários:

Blogger MM disse...

Tive de perguntar se por aqui, no continente, também havia essa tradição! Ninguém tem memória disso, o que me leva a concluir que por cá o giz não rabiscava nas portas... É pena se perderem essas tradições! Continuo a achar que deviam, pela calada da noite, escrever a célebre data na porta dos vizinhos! Esperemos que eles se lembrem e não pensem que é uma cto de vandalsmo! :D

Bem vinda!

01/12/2009, 23:36:00

 
Anonymous Anónimo disse...

À!!! Tempo, Tempo, forte Tempo.

Fraze pronunciada varias vezes por um ancião meu conhecido quando falava de tradições do seu tempo, em especial nos festejos referentes ao 1º de Dezembro, data Restauração.

Quanto a mim, lembro-me muito bem de de "roubar" ums paus de giz na escola, para mater a tradição, ou seja, escrever pelas portas e paredes a celebre data, 1640.

Boas recordações essas.

02/12/2009, 23:21:00

 
Blogger Marcelino Teles disse...

Acho que o dia da restauração devíamos poder ir a qualquer um restaurante e jantar de borla!

08/12/2009, 16:52:00

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial