sexta-feira, julho 25, 2008

Women's mate preferences

Recebo na minha caixa de correio muitas piadas que classificam as mulheres como grandes interesseiras. Confesso que não gosto e acho que, de um modo geral, as outras mulheres também não gostam. Ser interesseiro é uma coisa, valorizar recursos é outra.

As piadas aparecem a partir da deturpação dos comportamentos e de uma forma enviesada expõem uma evidência comprovada por numerosos estudos que mostram que, de um modo geral, as mulheres valorizam mais que os homens os recursos económicos de um potencial parceiro sexual, qualquer que seja o continente,
o sistema político, o grupo etnico, a religião ou o sistema de casamento (monogâmico (!?) ou poligínico). No entanto, as mulheres não vêm uma boa situação financeira como absolutamente indispensável numa relação mas classificam-na como importante enquanto que os homens a classificam como desejável mas não muito importante.

Que explicação se pode encontrar?


Vamos pensar nas mulheres ancestrais que enfrentavam enormes sobrecargas com a fertilização interna, com nove meses de gestação, com a lactação e com a criação dos filhos. Estas mulheres beneficiariam tremendamente se escolhessem para companheiro um homem que lhes proporcionasse vários recursos e se quizesse envolver num relacionamento de longa duração. Existem estudos transculturais que suportam a hipótese de que as mulheres actuais são descendentes de uma longa linha de mulheres que tiveram estas preferências na escolha de um companheiro – foram estas preferências que ajudaram as suas ancestrais a resolver problemas adaptativos de sobrevivência e de reprodução. Assim, ao longo de milhares de gerações estes comportamentos ficaram gravados na herança genética de homens e mulheres.

É preciso notar que a evolução destas preferências femininas por homens que oferecem recursos só foi possível acontecer a partir do momento da nossa história evolutiva em que os homens acumulam, defendem e controlam os recursos, diferem uns dos outros no suporte fornecido e em que as vantagens de ficar apenas com um homem ultrapassam as vantagens de ficar com vários.


Talvez seja por isto que as mulheres preferem homens mais velhos, porque a idade do homem fornece uma importante pista em relação à posse de recursos económicos. Para compreeender as razões por que as mulheres preferem homens mais velhos, temos de considerar o que muda com o aumento de idade. Uma das mais consistentes mudanças tem a ver com o acesso aos recursos económicos. Respeito, estatuto, posição e aumento dos rendimentos normalmente adquirem-se com a idade, atingindo o seu pico por volta dos 40 ou mesmo 50 anos; raramente estas características são controladas pelos adolescentes e homens jovens.

O que é interessante é que as mulheres de 20 anos tipicamente preferem casar com homens apenas alguns anos mais velhos do que ela
s. Uma das razões desta escolha não recair em homens substancialmente mais velhos pode prender-se com o facto destes homens correrem um maior risco de morrer e portanto terem menor probabilidade de contribuir para o provisionamento e protecção dos filhos.

Mas a posse de recursos, contudo, não é suficiente. As mulheres também precisam de homens que possuam traços, como a ambição, que mostrem que serão capazes de manter esses recursos ao longo da vida. Este assunto nã
o se esgota por aqui. Tudo isto é muito mais complexo!

Foto retirada daqui.

Dance flies mating. The female is consuming a nuptial gift


Neste momento estou de partida, para umas merecidas férias. Calmas. Relaxadas. Sinto-as como momentos de gratidão física e emocional. Vou também fazer uma interrupção na publicação de “posts” mas não dos comentários que são sempre bem-vindos. Um abraço.

10 Comentários:

Blogger BIA disse...

Boas férias!

Eu vivo no sul e devia aproveitar mais!

Abraço de peito aberto

BIA

26/07/2008, 15:51:00

 
Blogger Antunes Ferreira disse...

LISBOA - PORTUGAL

Olá!

Antes de tudo: é o primeiro blogue da Madeira que eu contacto. Apesar do AJJ - de quem não gosto absolutamente N-A-D-A. E tenho-o escrito muitas vezes. Sou assim... Desculpa lá qualquer coisita - mas é assim. Adiante.

Cheguei a este blogue através de outros que costumo visitar e neles postar comentários. Cheguei, vi e… gostei. Está bem feito, está comunicativo, está agradável, está bonito – e está bem escrito. Esta é uma deformação profissional de um jornalista e dizem que escritor a caminho dos 67…, mas que continua bem-disposto, alegre, piadista, gozão, e – vivo.

Só uma anotaçãozinha: Durante 16 anos trabalhei no Diário de Notícias, o mais importante de Portugal, onde cheguei a Chefe da Redacção – sem motivo justificativo… pelo menos que eu desse com isso… E acabo de publicar – vejam lá para o que me deu a «provecta» idade… - o me(a)u primeiro livro de ficção «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola (1966/68) em que bem contra vontade, infelizmente participei como oficial miliciano.

Muito prazer me darás se quiseres visitar o meu blogue e nele deixar comentários. E enviar-me colaboração. Basta um imeile / imilio (criações minhas e preciosas…) e já está. E se o quiseres divulgar a Amiga(o)s, ainda melhor. Tanto o blogue, como o imeile, tá? Muito obrigado

www.travessadoferreira.blogspot.com
ferreihenrique@gmail.com

Estou a implementar e desenvolver o projecto que tenho para o meu www.travessadoferreira.blogspot.com e que é conferir ao meu/vosso/NOSSO blogue a característica de PONTO DE ENCONTRO entre os Países fraternalmente ligados – Portugal e Brasil. No que estou, pela minha parte, a desenvolver todas as diligências que, naturalmente, me forem possíveis.
E, naturalmente também, para poder enviar-te «coisas» que ache interessantes. Se, porém, não as quiseres, diz-me que eu paro logo. Sou muito bem-mandado (a minha mulher que o diga…) e muito obediente (cf. parênteses anterior).
Já solicitei a colaboração da Embaixada de Portugal em Brasília, que tem à frente dela um diplomata fora de série, o meu querido Amigo, Dr. Francisco Seixas da Costa e na qual se integram mis dois bons Amigos de longos nos: o Adriano Jordão e o Carlos Fino. Seixas da Costa criou um blogue magnífico Embaixada de Portugal no Brasil, www.embaixada-portugal-brasil.blogspot.com, que vos recomendo vivamente visitar. Tem tudo sobre as relações entre as duas Nações. E já fiz o mesmo aqui em Lisboa. Espero receber resposta da Embaixada brasileira.
Este é um desejo que já ultrapassa a simples intenção. Felizmente, neste momento possui muitos comparticipantes – como desejo que seja o teu caso. Mas, com o empenhamento, a ajuda, o entusiasmo e a alegria que tenho encontrado – iremos longe. A internet (apesar dos aspectos negativos que ainda apresenta) tem uma força incomensurável e desenvolvimento tecnológico que se actualiza dia a dia.
Abrações e queijinhos, convenientemente repartidos e distribuídos

PS 1 – Quando navegarmos em velocidade de cruzeiro, quero alargar o Travessa aos outros PALOP. Que achas?
PS 2 – Desculpa por este comentário ser tão comprido e chato. Como a espada do D. Afonso Henriques…
PS 3 - Já compraste o me(a)u »Morte na Picada»? DIZEM que é muito bom. DIZEM… E também há quem tenha escrito que sendo contos da guerra em Angola 66/68 (em que infelizmente e contra vontade participei, é SANGUE & SEXO… Malandrecos… Já leste? E se, por singular acaso, tiveres gostado dele, terás de comprar muitíssimos mais exemplares. São excelentes prendas de aniversários, casamentos, divórcios, baptizados, Natais, Carnavais, Anos Novos, Páscoas, Pentecostes, vinte e cincos de Abris, cincos de Outubro, dezes de Junhos. Até para funerais. Oferecer o «Morte» na morte fica bem em qualquer velório que se preze. E, além disso, recomenda-o, publicita-o, propagandeia-o, impinge-o aos Amigos, conhecidos, desconhecidos & outros, SARL. Os euros estão tão raros e... caros...

28/07/2008, 00:21:00

 
Blogger A Professorinha disse...

O problema é que as mulheres metem medo a muito homem... Porque as mulheres são seres fantásticos capazes de tudo e mais alguma coisa para serem felizes... E conseguem! Daí o medo que os outros têm...

28/07/2008, 17:45:00

 
Blogger MMV disse...

Adorei a explicação...

Tenho algumas questões! Quando voltar de férias, gostaria de a conhecer!

Boas férias!

30/07/2008, 22:26:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Boas férias

19/08/2008, 20:36:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns pelo seu blog! Muito bom.

19/08/2008, 22:30:00

 
Blogger Concha disse...

Não sei como descobri, mas...,cá cheguei.
E prometo sempre voltar, pois já aprendi tanto hoje!

01/09/2008, 22:59:00

 
Blogger Concha disse...

Não sei como cá cheguei.
Mas...,prometo sempre voltar.

01/09/2008, 23:02:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Olá!

Adorei seu blog! Estou realizando uma matéria sobre os benefícios da febre e achei realmente maravilhoso o texto que você escreveu sobre o assunto!
Também te achei uma pessoa super interessante, adorei "te conhecer".
Sou editora de uma revista, que circula no litoral do Brasil, chamada Ubatuba em Revista. Se me permite, gostaria de utilizar parte do seu texto na matéria sobre a febre, ou até mesmo seu texto todo se você concordar. Caso fosse o texto na íntegra, citaria seu nome e blog no titulo do autor. Além de te mandar um exemplar, topa? meu email: ana@ubatubaemrevista.com.br

Abraços!!

Ana

13/09/2008, 18:06:00

 
Blogger Ana Ramon disse...

Então essas férias nunca mais acabam? Já temos saudades destes teus textos sempre tão interessantes. Também tenho andado fugidia devido à trabalheira mas agora aproveito uns curtos dias de férias para pôr a leitura em dia e não é que vim encontrar este teu cantinho com um post já antigo?
Ai.. ai... mas pronto, continuamos à espera de melhores dias.
Um grande beijinho

18/09/2008, 18:28:00

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial