segunda-feira, janeiro 07, 2008

H5N1: mais perto da pandemia?

Depois de passadas as festas, é tempo de voltar aos “posts”; como agora os mosquitos estão calmos e pelo contrário os virus estão “alfaria”, vou dedicar os próximos posts ao H5N1.
O dengue é grave mas uma pandemia de gripe H5N1 é catastrófica! Presentemente a gripe das aves mata 61% das pessoas infectadas! Grosso modo, em cada três pessoas infectadas, duas morrem!

Estará o H5N1 a dar os primeiros passos para passar a transmitir-se entre humanos? Existem alguns relatos que deixam esta dúvida. Num post anterior referi uma mutação que coloca o H5N1 mais próximo de passar de humano para humano ( sigla “H2H”, do inglês “Human to Human”). Ainda noutro post relatei uma situação em que foi provada a tansmissão entre humanos.

Mais recentemente, um exemplo:
A meados de Dezembro, na China, ocorreu transmissão entre humanos? Não vi nenhuma conclusão acerca deste caso em que pai e filho ficaram doentes com gripe das aves. Algumas questões perturbadoras e inoportunas podem ser colocadas acerca da forma como estes dois homens se infectaram. Segundo a agência noticiosa Xinhua, o filho não teve nenhum contacto com aves mortas e as autoridades veterinárias disseram não haver nenhum surto epidémico de gripe das aves na província onde estes dois homens vivem. O filho morreu e, segundo as autoridades chinesas, o pai recuperou depois de tratado com Oseltamivir. Mas segundo outras fontes, como o Epoch Times, as coisas não se passaram assim - o pai também morreu e pelo menos duas pessoas que estiveram em contacto com eles ficaram doentes.

Serão apenas rumores? Não quererão as autoridades chinesas abafar o caso? Será que aconteceu apenas este?

Foram identificados casos de possível transmissão H2H em Hong-Kong, Vietnam e Indonésia mas a China nunca confirmou nenhum, apesar da irmã de um rapaz chinês diagnosticado com gripe por H5N1 ter ficado doente e ter morrido em 2005. Neste caso também não conseguiram confirmar se efectivamente era ou não infecção por H5N1.

E agora, o que se passa no Egipto? Tenho muito receio do que se está a passar no Egipto.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

"Oseltamivir"
ora aqui está... um bom remédio... para a gripe... das aves ...

10/01/2008, 02:38:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Eu penso que as coisas estão pior do que aquilo que nos fazem acreditar. Foi assim com as vacas loucas, foi assim com o SARS. Lembram-se?

11/01/2008, 15:18:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Os virus "estão alfaria" com quem!?e onde??...
"alfaria" é sinónimo de quê?
será verbo? eu alfario
tu alfarias...se calhar com tanta bicharada a nossa investigadora
alfariou...

12/01/2008, 01:52:00

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial