segunda-feira, dezembro 10, 2007

Intoxicar os mosquitos com café?

Já se percebeu que o mosquito Aëdes aegypti é duro de roer. Para vencê-lo é preciso inteligência e habilitação. Coisa que não sei se as nossas autoridades percebem.

Segundo o DN de 18 de Novembro passado, terminou ontem, 10.12.07 acção de desinfestação levada a cabo pela DRS, SRAS e uma empresa local de desinfestação.

Já tive oportunidade de dizer que o que fizeram, nesta altura do ano, não resolve nada e, pelo contrário, só vem aumentar a poluição no ambiente. Quere-me cá parecer que devem ter feito pulverizações com larvicidas, extremamente nefastos para as pessoas, animais e ambiente e duvido da sua eficácia pois a maior parte dos criadouros não foi, de certeza, atingida (meu post "Ser mais esperto que o mosquito... ").

Em tempos tinha ouvido falar de usar borra de café para eliminar os mosquitos Aëdes aegypti, mas não sabia mais nada. Descobri, que uma bióloga brasileira, Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista tem dedicado muita da sua actividade a estudar o efeito da cafeína no desenvolvimento do mosquito, para perceber se pode ser utilizada como auxiliar no controlo do Aëdes.

Na sua tese de mestrado, além do efeito da cafeína no Aëdes, estudou também o efeito da borra de café pois se a cafeína tivesse realmente algum efeito sobre o Aëdes, então a cafeína existente na borra de café poderia ser facilmente usada pelas pessoas. Lembraram-se disto porque em estudos anteriores tinham verificado que a cafeína que é uma das substâncias tóxicas encontradas no café, (e a gente bebe tanto!) interfere negativamente na reprodução da mosquinha da fruta; e fizeram a pergunta: será que também tem efeito sobre o Aëdes aegypti?

Se assim pensaram, melhor fizeram: as suas experiências mostraram que, sim senhor, a cafeína e a borra de café impedem as larvas de Aëdes aegypti passarem ao estado adulto - morrendo na fase larvar, não temos novos adultos, logo o ciclo é interrompido.

Do conjunto de experiências, concluíram que a dose de cafeína é importante e chegaram a esta receita: quatro colheres de borra de café diluídas num copo de água são suficientes para inibir completamente o desenvolvimento das larvas do mosquito.

Ora isto não quer dizer que não se continue a eliminar os criadouros, mas pelo menos, em relação aos pratinhos com água debaixo dos vasos com plantas, às bromélias e até sobre a terra dos jardins, deitar borra de café nas quantidades indicadas, servirá, em muito, para eliminar grande parte das larvas. Mas é preciso colocar borra de café nova uma vez por semana.

Prático, barato, reutiliza-se a borra, e não faz mal às plantas, aos homens e aos animais.

Mais…

Continuando o estudo, agora na sua tese de doutoramento, a investigadora Alessandra Laranja, foi verificar se os mosquitos desenvolviam resistência à cafeína, como acontece com os insecticidas normalmente usados. Parece que estamos com sorte, pois a conclusão é que os resultados encontrados reforçam a indicação para usar a caféina como alternativa aos principais insecticidas usados e contra os quais, como já disse, os mosquitos têm desenvolvido resistências.

O que acham?


Se estiverem interessados em mais pormenores:
http://www.scielo.br/pdf/rsp/v40n6/22.pdf
http://www.inova.unicamp.br/inventabrasil/vdengue.htm

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Já nao bastava o vinagre, a lixivia ,agora temos a cafeina... na borra do café...
Que rica prenda ... para oferecer no Natal!!
Economica, eficaz e moderna ...

12/12/2007, 16:26:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Quando fôr ao café vou pedir "um insecticida, se faz favor".

12/12/2007, 19:18:00

 
Blogger Maria JF disse...

Se é a cafeína que os "acalma" e deixa por terra, que fará um cházinho de erva doce?! põe-os histéricos com certeza!
Anda a Delta e a Nespresso a gastar milhões com publicidade, se dissessem as vantagens fantásticas de ter uma máquina de café que faz borra para matar mosquitos nem o george clooney tinha hipótese! Mandavam-no num "expresso" de volta para casa!

15/12/2007, 13:12:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Com o George Clooney nao me importava nada de morrer...

15/12/2007, 15:59:00

 
Anonymous Anónimo disse...

tragam lá o café...

15/12/2007, 16:13:00

 
Anonymous Anónimo disse...

tragam lá o café...

15/12/2007, 16:13:00

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial