terça-feira, novembro 20, 2007

Fui visitar os meus pais. De uma das casas da rua, saiu um grupo de seis crianças que veio ao meu encontro. Cumprimentaram-me e quiseram saber o meu nome. Disse-lhes e, a partir daí, chamaram-me, respeitosamente, D. …

Fiquei a saber muitas coisas: que eram filhos de duas irmãs, uma com quatro crianças, a outra com duas; que tinham entre 3 e 8 anos de idade; que andavam na escola, duas na pré, uma no 1º ano, uma no 2º ano e duas no 3º ano. Dei comigo a pensar que com famílias destas não teríamos problemas com o envelhecimento da população!

Nos olhos e postura dessas crianças podia ver-se que estavam felizes, talvez porque andavam com os pés descalços a chapinhar na água da chuva. Só uma tinha sapatos. Usavam camisolas de manga comprida e calças de algodão, acima dos tornozelos.

Tinha chovido. Perguntei-lhes: Não sentem frio nos pés com este chão molhado? Ao que todos responderam “Não!” Reparei então que os pés e os pedaços de perna fora da roupa estava, em todas elas, cheios de picadas de mosquito. Picadas do Aëdes aegypti, claro! Pergunta minha desnecessária: Vocês foram picados por mosquitos? Resposta pronta: Fomos todos e também a minha avó; eles estão sempre a morder a gente!

Pensei aproveitar a ocasião para elucidar estas crianças acerca dos comportamentos a ter para se protegerem do dito insecto. E comecei… Sabem, as pessoas têm de ter cuidado - fui interrompida pelo miúdo de 8 anos: a culpa é dos políticos que não fazem nada!

Espanto meu, não estava à espera desta intervenção, pelo menos nestes termos e, então, continuei: pois é, mas não são só os políticos que têm de fazer alguma coisa; todos nós, também, temos de ter cuidados para os mosquitos não se reproduzirem. Vocês sabem que a maior parte destes mosquitos nascem nos pratinhos com água que estão debaixo dos vasos de plantas?

Resposta do tal miúdo: Sabemos e na nossa casa não temos nenhum. O pior é que as outras casas têm. Aquela senhora daquela casa (apontando com o dedo) tem e esta, (a casa dos meus pais) também! E a gente é que é mordido!

Tens razão – disse-lhe eu – mas nesta casa, (a dos meus pais) eu sei que eles lavam todas as semanas os pratinhos, com uma escova e sabão, e, além disso, colocam uma gotinhas de lixívia na água dos pratinhos. Assim os mosquitos não se desenvolvem. É preciso esfregar bem os pratinhos, porque os ovos ficam agarrados e conseguem aguentar secos, um ano. Ao fim desse tempo, quando houver água de novo, eles desenvolvem-se e nascem novos mosquitos.

A conversa continuou. Ficaram muito excitados quando lhes disse que os mosquitos só picavam de dia, pela manhã e à tardinha, que voavam baixinho (Ah! Então é por isso que só picam as pernas e os pés! deduziram logo) e que era preciso fechar portas e janelas a essas horas do dia.

Voaram para casa para impedirem o voo dos mosquitos para dentro dela e, também, para calçarem peúgas e sapatos para tapar a pele.

Tenho pensado nestas crianças e na responsabilidade que nós adultos temos. Se o Aëdes aegypti aqui na Madeira estivesse infectado com os vírus do dengue ou da febre amarela, estas crianças, pelo elevadíssimo número de lesões resultantes das picadas que sofreram, corriam riscos enormes! De forma simples, estas crianças, tocaram em dois pontos cruciais: primeiro, o sentimento das pessoas de que as autoridades sanitárias deviam fazer mais (as medidas tomadas provavelmente não dão confiança às pessoas; é isso que as pessoas percebem e sentem); segundo, este é um problema de todos e todos temos o dever de com medidas simples e adequadas evitar a propagação do mosquito.

Pensemos nisto!

11 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Os mosquitos picam, através das calças de ganga e meias?

21/11/2007, 02:08:00

 
Blogger eu disse...

para "a curiosa"

Parece que existe algum "aroma" ou uma mistura de aromas emanadas pela nossa pele que atraem os mosquitos A.aegypti. O mosquito também não consegur furar as roupas. O mosquito só pica a pele exposta -, não acha? basta as calças estarem ligeiramente subidas, como acontece quando nos sentamos, e, parte da pele entre o sapato (ou a meia)e as calças ficar exposta, para o mosquito morder.
Solução: calças e meias pelo joelho

22/11/2007, 01:28:00

 
Anonymous Anónimo disse...

você, já foi picada alguma vez,pelo seu mosquito de estimação??

22/11/2007, 10:57:00

 
Anonymous Anónimo disse...

obrigada pela explicação, mas tenho a impressao, de que fui mordida por um mosquito no estrageiro, atraves da roupa.Daí a pergunta...
Existem informaçoes sobre os mosquitos "A A" e os respectivos procedimentos a ter,para quem visite a Madeira?

22/11/2007, 11:21:00

 
Anonymous Anónimo disse...

interessante a vossa conversa com os miudos, sem duvida que sim!!!!!!eles na sua ingenuidade e felecidade de chapinhar na água , mal dão conta dos mosquitos, ou seja se foram picados de dia ou de noite.
Eu, pelo contrário, sei que fui picado a noite (ás 24 horas) quando escrevia no p.c.

E que dizer????? será que foi um mosquito noctivago?????

25/11/2007, 00:07:00

 
Blogger eu disse...

O que se sabe é que os mosquitos picam de dia mas não com uma luz forte - ao amanhecer e à tardinha. Mas também picam de noite, se houver luz artificial e tiverem fome. Isto quer dizer que você tem (ou tinha) mosquitos na sala onde tem o seu PC. Também não pode saber que tipo de mosquito o picou a não ser que o tenha visto!

25/11/2007, 01:09:00

 
Anonymous Anónimo disse...

sugestões;
1º mudar o P C para a cozinha...
2ºdar caldeirada... aos mosquitos
3ºcomprar uns óculos...

25/11/2007, 11:50:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Para a Outra aceito parcialmente a sua sugestão, mas não acha que em vez de caldeirada era mais adequado uma cabidela à maneira e em vez dos oculos ums binoculos???????

25/11/2007, 19:37:00

 
Anonymous Anónimo disse...

aceito a sugestaõ... pois com os binoculos vê-se tudo a dobrar... inclusive, a "cabidela á maneira"...

25/11/2007, 20:28:00

 
Anonymous Anónimo disse...

ah!ah!

30/11/2007, 21:01:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Os mosquitos mordem mesmo por cima de roupa. Também mordem de noite. Porque é que deixam malta de apartamentos acima do 10º andar falar do que não sabem...

15/06/2014, 01:00:00

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial