terça-feira, novembro 27, 2007

Ser mais esperto que o mosquito...

Começaram as desinfestações para exterminar os mosquitos Aëdes aegypti. O tratamento das áres afectadas ( Zonas 1, 2, 3 e 4) demorará três meses. Nos dias 19 e 26 deste mês foram tratadas as zonas 1 e 2 respectivamente. (DN, 18 Nov 2007, pág. 44)

Segundo o que se consegue apurar através de declarações de responsáveis da Saúde Pública, da empresa que presta os serviços de desinfestação e artigos de jornais, o que se faz é a pulverização (à noite) das zonas afectadas com insecticidas (desinfestação química).

Não concordo com este plano de ataque. Digo porquê:

1- Neste momento está frio. A temperatura não é a ideal para o mosquito manter-se vivo. O que se vai matar? Para quê as pulverizações?

2- O ataque ao mosquito deveria centrar-se na eliminação dos criadouros porque se eles não existissem os ovos não se transformariam em larvas e estas em mosquitos;

3- Neste momento, não adianta eliminar os mosquitos, (aliás presumo que não os encontrarão), pois, entretanto já puseram ovos e estes, mais cedo ou mais tarde, vão transformar-se em novos mosquitos – é gastar dinheiro sem eficácia.

4- As pulverizações não matam os ovos, pois estes sobrevivem enquistados, fazendo face às condições adversas do ambiente. Vão eclodir na próxima Primavera.

5- A aplicação sistemática de insecticidas pode levar à criação de resistências por parte dos mosquitos.

6- A aplicação de insecticidas – os insecticidas são venenos – põe em risco a população, pois são substâncias que têm efeitos alergénicos e tóxicos para o sistema nervoso. Isto é particularmente grave em crianças, idosos e pessoas alérgicas.

7- Não se sabe (não foi tornado público) que substâncias estão presentes nos insecticidas usados. Todas fazem mal mas existem umas com efeitos mais nefastos que outras. Normalmente os produtos usados para matar as larvas dos mosquitos são substâncias organofosforadas que têm efeitos graves sobre os músculos e os nervos e além disso podem provocar mutações.

Não quero com isto dizer que não se devam fazer pulverizações, mas não como solução preferencial. É verdade que se matam muitos mosquitos, mas como as pessoas já perceberam, isto é sol de pouca dura. Os mosquitos voltam.

Se eu mandasse, mobilizava a população, o exército, as escolas, etc, para um fim-de-semana ( ou mais) de luta contra o Aëdes, para fazermos uma limpeza, a sério, de todos os terrenos baldios, ribeiras, quintais, jardins públicos, ruas, etc., das zonas afectadas, numa acção que chamaria a atenção da população para a necessidade de TODOS sermos responsáveis para mudarmos os nossos comportamentos de modo a evitar que esta praga se alastre. Este é um trabalho que tem de ser feito agora no Inverno: destruir os criadouros, com remoção e com limpeza com água, escova e sabão.

Os panfletos distribuídos pela Saúde Pública estão bem feitos. O problema é que as pessoas não têm paciência para lê-los. E se os lêm não passam à prática os comportamentos que lá se indicam. Porquê? Porque saber não é fazer. É necessário mais qualquer coisa para motivar as pessoas.

15 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Eis exatamente o que eu dizia!!!
No referente ao mosquito AEDES AEGYTI as entidades oficiais, por mais que falem nos jornais, digam que a situação está sob control,informem quais as atitudes/metodos que vão tomar no terreno para dizimar os mosquitos eles continuam !!!! nunca dizem tudo,fica sempre a senssação que escondem alguma coisa( penso que na base desta realidade, está a incompetência)o que vai tornando pouco credivel toda a informação vinculada por estes, eventualmente até a mais apropriada,atendendo que muitas destas medidas,não são cumpridas pelos próprios nos lugares publicos sob responsabilidade
governamental,ou seja,Camaras Municipais Institutos Publicos , sociedades de desenvolvimento e etç.... o que só contribui para a
confusão e descredito da população em geral nos organismos oficiais,
alem de prejudicar fortemente as necessárias mudanças de alguns habitos da dita população, na colaboração para um combate eficais ao mosquito
aedes aegyte.
Assim uma vez mais somos pela importancia da divulgação da informação, atravez deste meio e não só.

Continue obrigado.

27/11/2007, 19:49:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Olá! já tinha saudades de passar por aqui...
Gostei de saber que se iniciaram as desinfestaçoes para exterminar os mosquitos,sinal de preocupação das entidades sanitárias. Mas segundo o seu parecer o insecticida nao contribui para a eliminação dos criadouros,tb nao se sabe qual a composição do respectivo insecticida,como voce disse.Claro que era bom que voce mandasse era mesmo o ideal(tem perfil de chefe) mas diga-me, voce limparia tudo com agua e sabao, seria suficiente? para a irradicação dos ditos criadouros?
Quanto aos panfletos, se nao há paciência para lê-los e os que lêm nao passam a prática...que melhor motivação do que umas valentes picadas de Aëdes Aegypti??

29/11/2007, 12:58:00

 
Anonymous Anónimo disse...

O mais dificil de mudar nao é o comportamento, mas a cabeça...
e "quando a cabeça nao tem juizo o corpo e que paga" ...

29/11/2007, 13:13:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Quais sao as áreas afectadas? nao se pode saber...

29/11/2007, 19:41:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Que tal publicar no seu blogue os panfletos elaborados e distríbuidos pelos Serviços de Saúde Publica? Gostaria muito de ter essa informação.

29/11/2007, 20:04:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Mas com é possivel esconder os mosquitos... com asas?
debaixo da cama nao pode ser... dentro do armário tb nao... so mesmo, dentro dos sapatos Srº Manuel...

29/11/2007, 20:16:00

 
Blogger eu disse...

Caro anónimo
Vou tentar arranjar um mapa do Funchal com as áreas mais afectadas.

30/11/2007, 00:06:00

 
Blogger eu disse...

Cara "curiosa"

Também vou tentar satisfazer o seu pedido brevemente, pois vou estar uma semana ausente.

30/11/2007, 00:07:00

 
Anonymous Anónimo disse...

oh! que pena...uma semana ausente...

30/11/2007, 19:21:00

 
Anonymous Anónimo disse...

veja lá,se apanha muito frio por aí... e depois nao pode andar atraz dos mosquitos!!!

02/12/2007, 18:52:00

 
Anonymous Anónimo disse...

veja lá,se apanha muito frio por aí... e depois nao pode andar atraz dos mosquitos!!!

02/12/2007, 18:52:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Nao me diga que vai mudar de País ...por causa da mosquitada ....Por aí há mosquitos iguais aos nossos...

04/12/2007, 20:33:00

 
Anonymous Anónimo disse...

ah!ah!

04/12/2007, 20:34:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Ai que saudades eu tenho de mosquitos!...
entao quando é que chega com mais novidades?

06/12/2007, 19:26:00

 
Blogger Maria JF disse...

mau mau é que só os mosquitos é que não voam na TAP, ficavam logo "por terra"..!!

10/12/2007, 15:09:00

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial