sábado, janeiro 26, 2008

A água de beber e o H5N1

Como se infectam as aves com o H5N1?

Não apenas mas também através da água.

Reparem que os caminhos da infecção em aves seguem os cursos de água. Por algum motivo será.

E as pessoas que “apanham” gripe das aves, como se infectam?

Já se sabe que podem infectar-se através das fezes, do sangue e das penas de aves infectadas, mas pesquisas recentes trazem novas preocupações. Até agora o H5N1 tinha de atingir os brônquios e os pulmões para infectar os humanos; mas já apareceram infecções recentes em que foi afectado o sistema respiratório superior: as membranas mucosas da garganta através do acto de beber e as membranas mucosas do nariz e provavelmente da conjuntiva ocular assim como do tímpano, através do banho. Em alguns casos, que ocorreram no Vietname e na Tailândia, o estômago e os intestinos foram contaminados pelo H5N1 mas não os brônquios e os pulmões sendo provável que os virus tenham entrado no organismo oralmente, através da ingestão de água contaminada.

Mas a água não é desinfectada?

É, mas os processos convencionais de desinfecção das águas são pobres, porque os microorganismos na água não se encontram em suspensão mas sim embebidos em partículas.

Isto quer dizer que a água usada para beber não se encontra livre de virus. Aliás, nos climas temperados, as fortes infecções sazonais como as provocadas por norovirus, rotavirus, salmonella, campylobacter e virus da gripe, são principalmente desencadeadas pela água que bebemos e dependentes da temperatura dessa mesma água - na Alemanha, por exemplo, ocorrem durante o mínimo de temperatura em Fevereiro e Março e durante o máximo de temperatura em Agosto.

Todos sabemos que a gripe é transmitida pelas gotículas de saliva das pessoas infectadas, mas não existe evidência que esta seja a via principal:

1. nos climas temperados a forte interdependência entre as infecções de gripe e as temperaturas ambientais não pode ser explicada pela transmissão biótica primária entre humanos, através das gotículas de saliva;

2. nos climas quentes e nos trópicos as gripes relacionadas com as inundações, típicas após o mau tempo e naturais após as cheias, também não podem ser explicadas pela transmissão oral.

Deverá então haver um veículo abiótico, como a água de beber.

Bonito, não é?

Quanto mais aves infectadas maior o perigo! Percebe-se! E isso preocupa-me também.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

conclusao: o melhor é beber umas cervejinhas em vez de agua...

28/01/2008, 13:47:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Parece uma explicação plausível para a ocorrência de gripes principalmente no Inverno

28/01/2008, 18:32:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Quando é que nos vamos livrar de tanta bicharada? cada vez aparecem mais... a tendencia sera sempre a multiplicaçao dos virus?

30/01/2008, 02:33:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Mas tambem se multiplicam as cabeças pensantes...e maior o entusiasmo ,para extreminar os invasores...

31/01/2008, 03:11:00

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial