sábado, março 22, 2008

Vou ser avó pela 3ª vez!

Vou ser avó pela terceira vez. A minha filha está grávida e, como a quase totalidade das grávidas, está enjoada. Eu também enjoei bastante nas minhas três gravidezes e não conheço nenhuma mulher que não tivesse também ficado enjoada nos primeiros meses de gravidez. Ao contrário do que possa parecer estou muito satisfeita que ela esteja enjoada; se assim não fosses estaria preocupada! Como?

Apesar dos termos “enjoada” e “mal-disposta” implicarem que alguma coisa está mal, a investigação mostra que é exactamente o contrário: o enjoo da gravidez representa uma adaptação evolutiva que impede as mães de ingerirem e absorverem substâncias teratogénicas (toxinas que podem ser nocivas ao normal desenvolvimento do bébé). Assim durante a gravidez coloca-se à grávida o problema de se alimentar e ao mesmo tempo evitar os custos da ingestão de toxinas.

Algumas evidências apoiam esta hipótese do enjoo ser uma adaptação que previne as mulheres de ingerirem alimentos que prejudicarão feto em desenvolvimento:

1- De um modo geral, os alimentos que as grávidas acham repugnantes parecem corresponder àqueles que possuem as doses mais elevadas de toxinas. Se ingerirem esses alimentos o mais provável é que os vomitem. O vómito impede as toxinas de entrarem no seu sangue e de passarem pela placenta para o feto em desenvolvimento, constituindo assim uma importante função.

2- O enjoo da gravidez acontece precisamente na altura em que o feto é mais vulnerável à acção das toxinas, mais ou menos, cerca de 2 a 4 semas após a concepção, altura em que muitos órgãos estão a formar-se. Com o passar do tempo o enjoo decresce por volta da 8ª semana e geralmente desaparece completamente na 14ª, o que coincide com o fim do período sensível do desenvolvimento dos órgãos.

3- As mulheres que não enjoam durante os primeiros três meses de gravidez, têm uma probabilidade 3 vezes maior de ter um aborto espontâneo, ou seja, as mulheres que enjoam têm uma maior probabilidade de levar a gravidez a bom termo.

Por isso estou satisfeita com o enjoo da minha filha. E muito feliz porque vou ter mais um neto! Ou mais uma neta!

2 Comentários:

Blogger MMV disse...

Parabéns...

Eu adoro o seu blogue, deixe que me diga que aprendo imenso!

Estando a Dengue a evoluir imenso no Brasil, isto é Rio de Janeiro, há possibilidade de vir para a Madeira?!

24/03/2008, 14:26:00

 
Anonymous Anónimo disse...

Eu sou a filha grávida e enjoada! E tenho uma pergunta para a minha querida mãe. Porque enjoo de manhã de estômago vazio? Aliás porque vomitamos de estômago vazio, se não existe nada tóxico para deitar cá para fora?? Beijos grandes
PS: Adoro o teu blog mãe :)

08/04/2008, 20:04:00

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial